Como o pólen possui na sua composição 22 aminoácidos, dos quais oito o organismo é incapaz de sintetizar e que precisa receber na alimentação( isoleucina, leucina, lisina, metionina, finilanina, treonina, triptofano e valina). O fato que todos eles estejam presentes no pólen confere a este “super alimento”, um grande interesse para consumo humano, conforme TABELA abaixo.
VALOR TERAPEUTICO DO PÓLEN
1. – Ação sobre o aparelho digestivo: regula o funcionamento intestinal equilibrando a flora intestinal no nível do cólon e intestino delgado, regularizando os intestinos.
2 - Ação na hemoglobina do sangue: o ferro e a vitamina B12 fazem aumentar a taxa de hemoglobina dos glóbulos vermelhos.
3 - Estado de fadiga: o pólen quando consumido na indicação certa, após 10 ou 20 dias, dependendo de cada caso, produz efeito eufórico, aumentando a capacidade física e mental.
4 - Ação protetora do sistema vascular: os flavonoides existentes no pólen atuam sobre o sistema circulatório promovendo um fortalecimento das veias e artérias.
5 - Ação na regularização hormonal: o pólen atuando sobre o sistema hormonal, logo reduz o stress e o envelhecimento precoce.
6 - Ação metabólico: atua sobre o metabolismo celular devido a presença da grande quantidade de aminoácidos, oligo-elementos e vitaminas que são responsáveis à síntese das proteinas, pelas células.
7 - Não tem contra indicação: na literatura consultada, não foi encontrado nenhum relato sobre contra indicação do pólen, para qualquer pessoa.
AS UTILIDADES DO PÓLEN, SEGUNDO HAKIM (1994)
1. – O pólen e a visão.
A vitamina A tem papel importante na visão noturna, na regeneração das mucosas e da pele, no crescimento e reprodução, tendo feito igualmente benéfico sobre o cansaço ocular. As pessoas que possuem boa visão durante o dia nem sempre enxergam bem na meia escuridão e aurora, essa baixa na vista é dado devido ao déficit
2. –O Pólen e o envelhecimento celebral.
O pólen, na nossa alimentação, pode fornecer todos os aminoácidos necessários e indispensáveis á fabricação da beta-endosphine que é um neuro-hormônio fabricado na glândula hipófise do celebro. Este neuro-hormônio controla a dor e aumenta a capacidade da pessoa idosa se adaptar ao estress, sendo que a sua diminuição no organismo tem conseqüências nefastas nas capacidades amnésicas (perdas da memória). Isto explica a ação do pólen que traz benefícios as pessoas consumidoras no que diz respeito ao humor, euforia, vitalidade e principalmente a diminuição do envelhecimento celebral.
3. - O pólen e a anemia.
Anemia é por definição a diminuição do numero de glóbulos vermelhos do sangue ou a diminuição superficial da hemoglobina, esta doença se traduz por uma palidez e a pessoa anêmica reclama seguidamente de cansaço, vertigens ou sufocação. O pólen, em particular na sua composição, é rico em ferro, em vitaminas do grupo B (particularmente B12). Esses produtos que são encontrados no pólen, vão permitir a regeneração do sangue e dos tecidos.
3. –O pólen e o aparelho digestivo.
O pólen devido a sua composição e por apresentar resquício de antibiótico(própolis)tem ação benigna nas funções intestinais, permitindo o restabelecimento do equilíbrio da flora intestinal. É indicado para pessoas que sofrem de prisão de ventre crônica, colite, hemorróidas, diarréia tenaz ou mesmo diarréias resistentes a antibióticos. A dose aconselhada, neste casos, é de
5.-O pólen e o aparelho cardiovascular.
O sistema circulatório é exposto as agressões internas e externas, sendo que toda anomalia ou agressão vai ocasionar desordens e perturbações do funcionamento do nosso organismo. Logo, o pólen contem substâncias denominadas flavonoides, os quais são produtos do metabolismo de certas partes aéreas dos vegetais que nosso organismo não sintetiza. Esses flavonoides são utilizados na medicina devido a sua ação anti-inflamatório, antibiótica e antioxidante.
6. – O pólen e o aparelho urinário (Prostatismo)
O adenoma prostático é um tumor benigno que afeta o homem depois dos 60 anos, esse tumor afeta mais ou menos 60% dos homens, nessa idade. O desenvolvimento desse tumor provoca alterações no sistemaurinário com aumento de micções (urinar várias vezes durante a noite), bem como atraso do aparecimento do jato e diminuição do volume de urina. Necessidades contínuas de urinar, dores na micção, sensações pesadas anorretais e perinais. Nestes casos,o exame clínico,mediante diagnóstico de um médico,especialista, é indispensável. Milhares de homens, na Europa, beneficiaram-se do tratamento de doenças da próstata, utilizando a dose de
Há vestígios de 15 elementos minerais no pólen os quais são necessários ao organismo humano que são: ferro, iodo, cobre,zinco, manganês, cobalto, molibdênio, selênio, cromo, níquel, estrôncio, estanho, boro, flúor e vanádio. Além destes nutrientes, o pólen contém muitos componentes ativos incluindo os compostos flavonoides, enzimas, hormônios e ácido nucléico.
Fonte: http://www.brasilapicola.com.br/files/apostila_polen_apicola.pdf
Quem quizer ler toda a pesquiza é só clicar no link acima. Para fazer pedidos do Pólen é só ligar (61) 3224-9244 ou visite nossa loja em Brasília-DF(CLS 103 Bloco-B Loja-34)Fazemos entregas.Até a Próxima.